sábado, 2 de fevereiro de 2013

Rebobine Depois de Ouvir: Clara Crocodilo (Arrigo Barnabé - 1980)


Gravado no final da década de 70 e lançado no início da década seguinte, o independente Clara Crocodilo de Arrigo Barnabé revolucionou não só o movimento cultural da época, como a música "popular" brasileira de maneira geral. Poucas obras musicais são parecidas com este disco.
Arrigo Barnabé

Sob forte influência de histórias em quadrinhos, as letras de Arrigo - sempre acompanhadas dos arranjos característicos do músico e sua banda - são diretas e deixam claro o que querem dizer. Não há figuras de linguagem ou mensagens nas entrelinhas. As músicas se completam e, de certa forma, acabam contando uma história com um final apoteótico e trágico.

A banda, bem como a quinta faixa do disco, carrega o nome Sabor de Veneno e foi a vencedora do Festival Universitário da MPB em 1979, organizado pela TV Cultura, interpretando aquela que viria a ser a terceira faixa do disco lançado no ano seguinte; Diversões Eletrônicas.


Segundo a própria Regina Porto, parceira de Arrigo em algumas das composições, a música que faziam era mesmo estranha, por isso quem ouvia ou gostava muito ou não gostava. Prova disso são as vaias e aplausos que se misturam durante a execução das músicas no vídeo acima.

Itamar Assumpção
Apesar das letras serem simples, é possível notar um certo lirismo irônico presente em quase todas as músicas. Office-Boy, por exemplo, satiriza o tédio adolescente suburbano e a gana de dinheiro e reconhecimento por parte das poderosas empresas multinacionais.

Os metais frenéticos junto dos coros dissonantes regidos por Arrigo, causam estranheza. Experimentações que concederam ao álbum o título de precursor da vanguarda paulista; movimento cultural que valorizava as produções independentes devido à recorrente falta de interesse por parte das grandes gravadoras nos materiais enviados pelos artistas alternativos da época.

Com o grupo bem numeroso, mais de dez integrantes são creditados em algumas das faixas, incluindo músicos e vocalistas. Dentre eles, dois artistas que conquistaram reconhecimento em suas carreias solo na mesma época; o cantor e instrumentista Itamar Assumpção e a cantora Tetê Espíndola. O primeiro foi um dos responsáveis pelos arranjos da terceira e da sexta faixa do disco, já a cantora fez participações especiais em alguns dos coros.


O disco Clara Crocodilo de Arrigo Barnabé e a banda Sabor de Veneno é vanguardista, incomum, intenso e sem sombra de dúvidas causa certo desconforto em quem ouve pela primeira vez. Talvez por isso seja assim tão genial.

Cotação10.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário